Fugas
Van tours ou como viajar com crianças numa carrinha
"Acordar com os barulhos dos animais e aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre". Eles querem ensinar as coisas básicas de viajar com crianças numa autocaravana.
Há meia dúzia de anos que Carolina e Pedro compraram uma VW T3 Westfalia California, entretanto baptizada de Pingu. Decidiram mudar de vida em 2019, mais precisamente no dia 1 de Abril — e não é mentira —, e começaram por uma road trip de meio ano pela Europa. Às tantas, muitas perguntas e muitos conselhos e manuais de instruções depois, decidiram ajudar aqueles que querem viajar de carrinha com os filhos e não sabem muito bem por onde começar.
"Recebemos muitas mensagens de pais a dizer que têm alguma dificuldade e pouca coragem para viajar com os filhos nas carrinhas porque é tudo novo e é um tipo de viagem completamente diferente da viagem de hotel", diz Carolina Vieira. Decidiram então começar as van tours e ensinar as coisas básicas de viajar com crianças numa autocaravana.
À Pingu, desta vez, juntaram-se a Azeitona, a Maionese e a Mirtila. Quatro casas às costas, quatro famílias com vontade de aprender. "Uma casa às costas e uma casa que nos permite chegar a qualquer lado, a qualquer hora e ficar sempre um bocadinho mais", explica Catarina Almeida, ao lado dos seus quatro moços (Gui, Manuel, Vasco e Filipe, o pai), a equipa All Aboard Family.
Vantagens? As crianças "podem correr e brincar ao ar livre" e a família "encontrar lugares incríveis", "descansar e abraçar a natureza com pés sujos e mãos sujas". O melhor, dizem, passa por "existir enquanto família". Tão simples quanto isso. Carlota e Sebastião, os mais adultos do projecto Nós no Mundo, concordam: "Dormir ao som da natureza, acordar com os barulhos dos animais e aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre".