Governos da UE preparam “cheque em branco” para espionagem de jornalistas

França, Alemanha e Grécia estão entre os governos que defendem a introdução de uma excepção na nova lei europeia dos media, que daria aos Estados o poder de controlar as comunicações dos jornalistas.

Foto
Uma investigação conjunta de meios de comunicação social mostrou, há dois anos, como vários países tinham utilizado o software de espionagem Pegasus contra cidadãos, incluindo jornalistas na Hungria e noutros locais REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os Governos da UE querem permitir a vigilância dos jornalistas e dos seus interlocutores, pelos Estados, incluindo a utilização de software-espião, se as autoridades de segurança o considerarem necessário. É o que revelam documentos das negociações em curso na UE sobre a Lei Europeia da Liberdade de Imprensa (EMFA), consultados por Investigate Europe, netzpolitik.org e Follow the Money.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários