Juntaram-se uma Missa, uma gruta e uma guitarra eléctrica...
Os Graindelavoix evidenciaram, sem surpresa, enorme qualidade individual e colectiva, com a direcção de Björn Schmelzer a potenciar a clareza polifónica.
O concerto começa com um filme etnográfico a preto e branco, Il Culto delle Pietre (Luigi di Gianni, 1967), que documenta a procissão anual à gruta onde viveu São Venâncio. Os habitantes de Raiano (L'Aquila, Abruzzo, no centro de Itália), que poderiam ser tomados por portugueses da mesma época, esfregam-se contra as paredes do antro, como no interior de uma relíquia, procurando que ele lhes comunique as qualidades protectoras e terapêuticas do eremita. O documentário, nesta ocasião, é despido da sua banda sonora original e revestido por um fundo sonoro de índole electrónica, de autoria do guitarrista experimental Manuel Mota. O ambiente é estranho, estático, soturno; mal se avistam os músicos por detrás da tela reticulada.
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