Xadrez: Ding Liren desilude no Grand Chess Tour

Novo campeão mundial ocupa apenas a sétima posição ao fim de seis jornadas da prova, que decorre na Roménia.

Foto
Ding Liren EPA/ROBERT GHEMENT
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O novo campeão mundial, o chinês Ding Liren, está a desiludir na sua estreia enquanto detentor do título, encontrando-se apenas na sétima posição entre os 10 participantes na primeira prova do Grand Chess Tour, que está a decorrer na capital romena, Bucareste.

Com seis das nove rondas já realizadas, Liren ainda não venceu e sofreu uma derrota, na quinta ronda, imposta pelo jovem franco-iraniano Alireza Firouzja. No entanto, nessa partida Liren esteve muito perto de vencer e só a escassez de tempo permitiu o volte-face.

Mas também o candidato derrotado na luta pelo título, o russo Ian Nepomniachtchi, está abaixo das expectativas, dividindo a sétima posição com o rival.

O grande dominador, até ao momento, é o norte-americano Fabiano Caruana, com quatro pontos, com o grupo perseguidor, constituído pelo seu compatriota Wesley So, pelo romeno Richard Rapport e por Firouzja, a apenas meio ponto de distância. A quinta posição é partilhada pelo francês Maxime Vachier-Lagrave e pelo neerlandês Anish Giri, com três pontos, ocupando as duas últimas posições o polaco Duda e o romeno Bogdan-Daniel Deac.

A prova disputa-se em ritmo clássico, com os jogadores a disporem de 90 minutos para a totalidade da partida e um acréscimo de 30 segundos por cada lance efectuado. O vencedor levará 100 mil dólares, de um prémio pecuniário global de 350 mil. Com a ausência de Magnus Carlsen da prova, o primeiro confronto entre o anterior campeão, que abdicou de defender o título, e o seu sucessor ainda terá de esperar mais algum tempo para acontecer.

Sugerir correcção
Comentar