Com a greve dos trabalhadores da recolha de resíduos, as ruas da capital francesa estão repletas de sacos do lixo e os ecopontos e caixotes estão a transbordar. Mas as toneladas de lixo são matéria-prima para a arte de Bisk, ou Marcel Delaville, um artista francês que tem feito muitas das suas obras em lugares abandonados e a partir de lixo.
“Olhei para a cidade, que estava cheia de lixo, e pensei: como é que eu consigo fazer arte aqui? Então surgiu a ideia de fazer quase uma exposição de monstros, não num local específico, mas espalhados por Paris”, conta o artista, ao P3.
Marcel Delaville, que constrói figuras que parecem monstros com apenas alguns materiais, diz “conseguir ver rostos nos montes de lixo” e acrescenta que esta foi a forma que encontrou para “pôr um sorriso na cara das pessoas e melhorar os seus dias”. No total, já existem mais de 15 monstres espalhadas pela cidade.
O artista afirma que apenas “precisa de uma lata de spray branco e outra de preto” para criar os olhos destas criaturas. O resto é feito com o lixo e outros objectos que ficam espalhados pelos passeios, descreve. No Instagram, mostra bocas feitas com sacos ou bocados de cartão e embalagens de cigarros ou latas a fazer de olhos.
Marcel não se juntou à mobilização contra a reforma das pensões em França que levou milhões de pessoas à rua, embora não seja tímido no que toca a discordar das políticas de Macron. “Percebo o descontentamento a nível político”, conta. Mas desta vez, diz, está só a divertir-se.