Excerto de A Aldeia das Almas Desaparecidas, de Richard Zimler
A magia segreda-me ao ouvido é o nome do capítulo que aqui se pode ler. Pertence a A floresta do avesso, o primeiro volume do novo romance de Richard Zimler, que nesta quinta-feira chega às livrarias pela Porto Editora. Uma saga familiar, narrada por Isaaque Zarco que quando tem nove anos, em 1671, vê a sua melhor amiga Helena e outras famílias desaparecer de Castelo Rodrigo sem deixar rasto.
Quando tinha três dias de idade, a magia veio ter comigo na ponta dos pés, tomou-me nas suas mãos grandes e calosas e murmurou-me ao ouvido orações orvalhadas com odor a coentros. Eram sussurros em castelhano na sua maioria, mas condimentados com frases de som gutural numa língua que, quando tinha cinco anos, me foi revelada como sendo a falada por Jesus e os seus apóstolos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.