Conheça a equipa: Bárbara Simões e o projecto Público na Escola, que acompanha o jornal desde a sua fundação

O que há por detrás da notícia, como é pensado um jornal, quem são as pessoas que todos os dias lhe fazem chegar o mundo às mãos — nesta série de vídeos, damos-lhe um passe de acesso privilegiado aos bastidores do PÚBLICO. No oitavo episódio, conversamos com Bárbara Simões, uma das coordenadoras do projecto Público na Escola.

Bárbara Simões é coordenadora do Público na Escola Entrevista: Joana Bettencourt. Produção: Elizabeth Vieira. Imagem e edição: Ana Zayara Coelho

Bárbara Simões fez parte da equipa de estagiários que apoiou a fundação do PÚBLICO. Escreveu para o jornal durante 20 anos, tanto na redacção de Lisboa como na do Porto, chegando a ser editora das áreas de Educação, Sociedade e na secção P2. Já em 2019, foi convidada para retomar o projecto Público na Escola, poucos meses antes do início da pandemia, o que relata ter sido um “grande desafio”.

Desde a sua fundação, o jornal PÚBLICO promove a literacia mediática e o acesso à informação por parte dos leitores mais jovens. São exemplos os projectos Público na Escola ou o PSuperior, que todos os anos permitem que milhares de estudantes acedam a informação isenta e, explica a coordenadora do primeiro, “aprendam a distinguir jornalismo, informação credível e confiável” da desinformação. “A preocupação do PÚBLICO com a literacia mediática é a mesma desde o início”, sublinha. “É parte integrante do jornal.”

Na prática, o projecto Público na Escola assenta em dois grandes objectivos. O primeiro é a promoção do jornalismo escolar, que consiste na elaboração de trabalhos com registo jornalístico — textos de opinião, entrevistas, notícias ou reportagens — por parte de alunos. O segundo eixo de acção é Aprender com o Público, que se traduz na utilização do jornal como recurso pedagógico, e até na integração de peças jornalísticas nos programas curriculares, explica a coordenadora do projecto.


Texto editado por João Mestre

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