A cidade de Villalgordo del Marquesado, em Cuenca, tem pouco mais de 70 habitantes. Como forma de lutar contra o despovoamento, a Câmara Municipal está a oferecer uma casa e um bar.
A proposta é simples: em troca da gestão de um bar, que fechou pouco antes do Natal, a autarquia oferece habitação no piso superior deste espaço. Os únicos custos que o candidato seleccionado terá de suportar serão a electricidade e a contribuição à Segurança Social. Tudo o resto, incluindo a renda da casa, será despesa da autarquia.
Ao jornal Voces de Cuenca, Natalino Valencia, presidente da câmara, explicou: “Fornecemos as instalações, aquecimento, frigorífico e também uma casa que está em construção e que esperamos que seja concluída no Verão.”
Descrevendo o bar como um espaço de convívio, que vai muito além de um mero estabelecimento comercial, questiona: “Se não for o bar, onde é que as pessoas se encontram?”. Apesar de não ser muito movimentado durante a semana, já que a população da cidade ronda os 80 e 90 anos, o espaço “enche aos fins-de-semana, feriados prolongados, períodos festivos ou férias, pelas pessoas que estão de passagem ou por quem vem visitar os familiares”.
“É aqui que nos encontramos”, conclui Natalino Valencia. O desafio está lançado. A candidatura pode ser submetida via telefone (+0034 969 29 02 01) ou e-mail (villalgordo-marquesado@local.jccm.es).
Texto editado por Amanda Ribeiro