Portugal está no radar dos estudantes norte-americanos: o que os atrai?
Embora a pandemia tenha condicionado a mobilidade estudantil, Portugal atrai estudantes universitários norte-americanos. Um interesse pela língua, condições de vida e qualidade de ensino são algumas das razões apontadas por quatro jovens norte-americanos a viver em Portugal com quem o P3 falou.
Quando ingressou na universidade, Cláudia Marmelo sabia que queria aprender português e saber mais sobre a cultura portuguesa. É estudante de Neurociências, com minor em Filosofia, no Connecticut College, na Costa Leste dos Estados Unidos, e antes de começar o terceiro ano não pensou duas vezes. Se queria estudar fora dos Estados Unidos, tinha a oportunidade que procurava. Escreveu uma carta à instituição de ensino norte-americana a expor as razões da sua decisão e preparou um programa detalhado com unidades curriculares, número de horas de cada disciplina e créditos atribuídos. Portugal foi o país escolhido para passar um semestre a estudar.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.