Certificado de vacinação passa a ser chave para a liberdade
A taxa de vacinação passa a ser um dos critérios para a gestão da pandemia e reabertura da sociedade e da economia. A partir de domingo e até Outubro, o continente verá as medidas de restrição aliviadas. E se o ritmo de vacinação aumentar, é possível que o fim das limitações seja antecipado.
Não adoptou o tom “irritantemente optimista” com que o Presidente da República se identificou no final do encontro do Infarmed de terça-feira, mas desta vez ― embora não tenha deixado de fazer os seus habituais avisos sobre a possibilidade de se dar “passos atrás” no desconfinamento ― a principal mensagem de António Costa foi a hipótese de se antecipar o levantamento de restrições, se o ritmo da vacinação o permitir. As três fases de desconfinamento arrancam no próximo domingo e em todas elas o certificado de vacinação terá um papel central.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.