A imigração laboral e a questão de Odemira
O problema não está nas pessoas. Tenham elas a origem que tiverem. Está, isso sim, na falta de condições de vida dignas e conforme aos valores inscritos na Carta dos Direitos Humanos.
1. A imigração é um fator de enriquecimento social, cultural, económico e, também, democrático e institucional. É, pois, nestes termos que deve olhar-se para o que, agora, se verificou em Odemira e que, noutros momentos, ocorreu noutros locais do País. O problema de saúde pública detetado está na precariedade e, mais concretamente, nas condições de habitabilidade daqueles trabalhadores. O problema não está nas pessoas. Tenham elas a origem ou a cultura que tiverem. Está, isso sim, na falta de condições de vida dignas e conforme aos valores inscritos na Carta dos Direitos Humanos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.