Meteorologia
Neve, estradas cortadas e escolas sem aulas. As imagens do efeito Dora em Portugal
Entre esta sexta-feira e a madrugada de domingo, a tempestade Dora vai continuar no país. A Protecção Civil decretou um “estado de alerta especial” do dispositivo nacional.
Se a covid-19 já prendia os portugueses a casa, alguns no Norte vão ter uma paisagem caseira diferente graças à neve. A depressão Dora chegou esta sexta-feira ao país e a neve provocou danos um pouco por toda a região, encerrando estradas e escolas.
Em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, a população encontrou estradas, casas, campos e carros cobertos de uma camada branca de neve. O transporte escolar não funcionou, as escolas fecharam e, à agência Lusa, o município assegurou também que, apesar das más condições meteorológicas, estão assegurados os trabalhos relacionados com a covid-19, designadamente a realização de testes, o respectivo transporte e outras acções necessárias.
Até às 10 horas desta sexta-feira, a Protecção Civil já contava com 99 ocorrências. Entre elas, deslize de terras, quedas de árvores, postes de electricidade e placards. Uma árvore caída interrompeu um trecho da linha de metro do Porto.
A neve caiu principalmente nos distritos de Viseu e Vila Real, mas não foi só no interior onde caiu neve: Fafe, Braga, Guimarães e Melgaço também presenciaram neve, e as escolas em Vieira do Minho fecharam para a parte da tarde.
Em Vila Real, várias estradas estão condicionadas devido à neve e o IP4 está mesmo cortado, assim como várias estradas nacionais e municipais da região. Já a A4 está condicionada à saída do túnel do Marão.
O Norte é a zona que está a sofrer mais com a passagem da depressão Dora, mas o resto do país não passa ao lado do mau tempo. Até pelo menos ssábado, devem ainda sentir-se ventos fortes, chuva e uma descida de temperatura em todos os pontos do país, além de agitação marítima junto à costa.