Tempestade Theta leva mau tempo à Madeira

Tempestade subtropical vai levar vento, chuva e mar agitado ao arquipélago.

Foto
IPMA prevê mau tempo na Madeira devido à tempestade Theta Diogo Baptista

Vento, com rajadas até 90 quilómetros por hora, chuva, trovoada e mar agitado, com ondas até cinco metros. São as previsões para sexta-feira e sábado na Madeira devido aos efeitos da passagem da tempestade subtropical Theta.

A tempestade encontra-se “em deslocamento para leste, com uma velocidade aproximada de 24 km/h, situando-se cerca de 1385 quilómetros a sul do arquipélago dos Açores” às 15h (hora de Lisboa) desta terça-feira, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado. O vento estimado era de 111 km/h, com rajadas até 139 km/h.

Segundo o Centro Nacional de Furacões de Miami, a tempestade “sofreu uma intensificação nas últimas horas e deverá manter os valores de intensidade do vento actuais” até quarta-feira.

A previsão do Centro Nacional de Furacões de Miami “atribui cerca de 10 a 20% de probabilidade de o arquipélago da Madeira ser atingido com vento de intensidade de tempestade tropical, ou seja, vento superior a 63 km/h”.

“Isto acaba por ter alguma incerteza associada”, avisa a meteorologista do IPMA, Patrícia Gomes. “No caso da depressão passar um pouco mais a noroeste ou mais a sul em vez de termos uma tempestade, temos céu limpo na Madeira. O comunicado que lançarmos de manhã poderá ser uma coisa totalmente diferente.”

Mesmo com efeitos menos fortes, a Theta deverá começar a influenciar o estado do tempo no arquipélago da Madeira a partir de sexta-feira. O IPMA prevê para dia 13 vento moderado a forte de sudoeste até 50 km/h, com rajadas até 90 km/h nas zonas montanhosas e aguaceiros.

O IPMA não emitiu avisos meteorológicos para o arquipélago. “Estamos a falar de uma tempestade subtropical, que tem características bastante especiais, portanto tem muita incerteza associada”, diz Patrícia Gomes.

Para sábado, espera-se “uma intensificação da intensidade do vento e precipitação contínua, que será por vezes forte e acompanhada de trovoada”. Adivinha-se “também um aumento da agitação marítima com uma altura significativa das ondas de 3 a 4 metros para o fim do dia 13 (…), aumentando para 4 a 5 metros no dia seguinte, dia 14”.

A Theta é  a 29ª tempestade tropical a ser nomeada no Atlântico norte no ano de 2020, segundo a meteorologista, que frisa que isso faz com que este ano seja um “ano especial” no que toca aos eventos meteorológicos do Atlântico.

Sugerir correcção