Em Sundance, a vitória inevitável de Minari e a homenagem a Viggo Mortensen
Na cerimónia de encerramento, este sábado, o festival do cinema independente americano distinguiu Minari, de Lee Isaac Chung, com o Grande Prémio do Júri e com o prémio do Público. Viggo Mortensen estreou o seu primeiro filme enquanto realizador e Wagner Moura falou ao PÚBLICO de Sérgio, que acompanha a vida do embaixador brasileiro na ONU Sérgio Vieira de Mello.
Era uma quase inevitabilidade que Minari tivesse uma vitória retumbante na edição deste ano de Sundance e, de facto, o filme com argumento e realização de Lee Isaac Chung (Munyurangabo, Lucky Life, Abigail Harm), produzido pela Plan B de Brad Pitt, emergiu este sábado em Park City, no estado americano do Utah, como o vencedor do Grande Prémio do Júri, a que juntou o Prémio do Público. No decorrer do festival, Ethan Hawke, um dos membros do júri, confidenciou ao PÚBLICO: “É o melhor filme em competição. Todos pensam o mesmo”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.