Siza e Souto de Moura: descubra as diferenças
No Porto e em Matosinhos estão patentes duas grandes exposições de arquitectura, acontecimento único e imperdível que permite confrontar a singularidade do percurso e da obra dos dois portugueses galardoados com o Pritzker de Arquitectura.
No Porto, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Álvaro Siza: in/disciplina, com curadoria de Nuno Grande e Carles Muro, celebra os 20 anos de vida do Museu projectado pelo próprio Álvaro Siza. Em Matosinhos, a 15 minutos de distância de Serralves, a Casa da Arquitectura apresenta Souto de Moura — Memória, Projectos, Obras, com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura. As duas exposições monográficas percorrem os 65 anos de actividade de Siza, com uma selecção de 30 projectos concebidos entre 1954 e 2019, e os 40 anos de actividade profissional de Souto de Moura, com uma selecção de 40 projectos produzidos entre 1979 e 2019. No meio destes números e datas, é curioso notar que ambos os arquitectos foram distinguidos com o Pritzker com 59 anos de idade — Siza em 1992 e Souto de Moura em 2011.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.