Uma bienal para sentar todos à mesma mesa
A Bienal Internacional de Design de Saint-Étienne chegou este ano aos 20 anos e espera receber 250 mil visitantes para os celebrar. Como é que o design pôs esta cidade do Loire no mapa?
Lisa White traz uma proposta ambiciosa para a Bienal Internacional de Design de Saint-Étienne de 2019: “Durante muito tempo, demasiado, o design só era acessível para alguns. É preciso contrariar a corrente, chamar mais mulheres, minorias, diferentes etnias. As pessoas clamam por mais verdade e transparência. Querem participar no processo e na coisa pública”. A comissária escolheu também uma hashtag, #meyounous, intencionalmente entre o inglês e o francês, para a 11.ª edição da Bienal. Há um certo l’air du temps no discurso politicamente correcto desta analista de tendências que passou pela Chanel.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.