Governo dos Açores lança concurso literário sobre “Os Jovens, a Europa, o Futuro”
Concurso destina-se a jovens residentes no arquipélago dos Açores, membros de associações juvenis ou alunos da Universidade dos Açores, com idades entre os 18 e os 25 anos. Vencedor ganha uma viagem a Bruxelas e verá o seu trabalho encenado por um grupo de teatro.
O Governo dos Açores anunciou sexta-feira, 1 de Março, a realização de um concurso literário que consiste na escrita de um conto inédito alusivo ao tema "Os Jovens, a Europa, o Futuro", que será adaptado a texto dramático e encenado.
O I Concurso Literário Regional - Narrativas sobre a Europa é uma iniciativa dos gabinetes dos Secretários Regionais Adjuntos da Presidência para as Relações Externas e para os Assuntos Parlamentares e destina-se a jovens residentes no arquipélago, membros de associações juvenis da região ou alunos da Universidade dos Açores, e que tenham entre 18 e 25 anos à data de 9 de Maio de 2019.
Numa nota enviada às redacções, o Governo Regional dos Açores explica que o concurso, que surge no âmbito do programa Cidadania Europeia - A Europa para os Açorianos e das comemorações do Dia da Europa, que decorrem a 9 de Maio, "visa aprofundar e desenvolver o gosto pelo estudo das questões europeias, promover a cidadania activa e criar ou consolidar hábitos de escrita".
O vencedor, "além de ganhar uma viagem a Bruxelas, verá o seu trabalho ser adaptado a um texto dramático e encenado por um grupo de teatro regional e também receberá um livro", segundo o executivo. Já o segundo classificado ganha uma viagem marítima a uma ilha dos Açores à escolha, sendo a estadia assegurada na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, de Santa Maria, de São Jorge, do Pico ou da Terceira, além de receber um Cartão Interjovem válido por um ano. Para o terceiro classificado será atribuído um Cartão Interjovem válido por um ano.
"Os trabalhos concorrentes podem ser apresentados de forma individual ou colectiva (equipas com dois elementos)" e, de acordo com a nota do executivo, "devem ser enviados até 9 de Maio" por email. "Devem fazer referência às expectativas em relação ao futuro da Europa e a um ou mais dos seguintes aspectos: história da União Europeia, valores europeus e/ou uma reflexão sobre a situação actual", lê-se na nota, referindo que o júri será composto por um docente da área da literatura, um escritor, um elemento da área do teatro e ainda elementos dos gabinetes dos Secretários Regionais Adjuntos da Presidência para as Relações Externas e para os Assuntos Parlamentares. O regulamento completo pode ser consultado aqui.