Ensino a distância em Portugal: 30 anos depois
a Universidade Aberta ocupa um lugar singular na rede de ensino superior público, que se afirma na oferta de educação em rede para a sociedade digital.
A universidade do presente (e do futuro) deverá ter uma missão definida e uma clara visão em se organizar em múltiplos contextos de formação e educação. É preciso desafiar algumas das dicotomias que ainda nos paralisam; procurar soluções para o dilema quantidade/qualidade e ver a educação ou como produto ou como bem público. É ainda necessário estabelecer parcerias nas áreas de competência; procurar o diferencial competitivo; diversificar, tanto quanto possível, as fontes de financiamento; ter alta capacidade de respostas às procuras externas ou ir dos serviços educacionais do "just in case" e "just in time" para o "just for you".
Os desafios atuais à formação são mais amplos e complexos e concentram-se em como desenvolver os recursos humanos em benefício de todos: quais as competências que têm maior incidência no crescimento económico e na nova cultura do trabalho; como superar a tradicional divisão entre formação e mercado de trabalho; como fortalecer a participação cívica, a cidadania e a democracia; como assegurar a aprendizagem das pessoas ao longo da sua vida. A universidade do século XXI tem que definir estratégias e incorporar as tendências sociais e educacionais deste século e não pode ignorar por mais tempo essas mudanças, na certeza de que dentro de um prazo mais curto do que se possa pensar os grandes campi universitários serão relíquias.
As mudanças sociais, culturais e, sobretudo, educativas que atualmente se vivem nas universidades refletem a emergência de um novo paradigma educativo no ensino superior que se projeta na reconfiguração, flexibilidade e mobilidade de currículos e de percursos educativos, formativos e científicos; no reforço da função social das universidades e na apropriação dos princípios orientadores da Educação de Pessoas Adultas e da Aprendizagem ao Longo da Vida.
Fundada em 1988, a Universidade Aberta é a universidade pública portuguesa de Ensino a Distância (EaD) e eLearning. Tanto pela sua natureza de instituição de EaD como pela sua missão centrada na formação inicial e contínua ao longo da vida, 30 anos depois, a Universidade Aberta ocupa um lugar singular na rede de ensino superior público, que se afirma na oferta de educação em rede para a sociedade digital.
Considerando que o Ensino a Distância é, cada vez mais, uma opção estratégica privilegiada para a formação, qualificação e reconversão profissional de populações adultas geograficamente dispersas, a UAb está vocacionada para um papel de grande relevo nacional no cumprimento das metas estabelecidas na UE e Portugal. Através da Estratégia Europa 2020, contribui para a formação e qualificação superior, de 1.º, 2.º e 3.º ciclos, "criando condições para a modernização dos mercados de trabalho, com vista a aumentar taxas de emprego".
Através do EaD, com a sua comprovada capacidade de penetração social e geográfica, a Universidade Aberta tem contribuído igualmente para o desenvolvimento da literacia para uma sociedade digital inclusiva, percurso natural para o desenvolvimento da Educação para a Sociedade Digital. Este contributo poderá ser ampliado através de um papel de liderança nos processos de promoção, reconhecimento e certificação de competências digitais.
No contexto da rede de ensino superior português e internacionalização da oferta educativa, a UAb está em condições de desempenhar uma função estruturante e promover um contributo maior para o desenvolvimento da formação interna e para a internacionalização da oferta educativa.
O autor escreve segundo o novo Acordo Ortográfico