Para quem gosta de cozinhar há um aconchego ímpar em ligar o forno nos dias invernosos. Além de aquecer toda a cozinha, ainda é capaz de nos servir pratos decadentes assim que abrimos a porta.
Estas poderiam ser umas vulgares batatas no forno — e quantas vezes já as fizemos? — se não as transformássemos num sonho: crocantes por fora como as fritas, macias por dentro como puré.
O prato é de origem sueca e se, por um lado, dispensamos bem o frio nórdico, por outro não podemos negar a criatividade e a mestria de quem sabe como pôr o termómetro na linha.
Do que precisas:
[2 pessoas]
4 batatas médias com casca
2 hastes de alecrim fresco
Sal e pimenta preta moída na altura q.b.
30 g de manteiga sem sal
1 fio de azeite
1 fio de mel
queijo gorgonzola a gosto
Vamos a isto:
1. Pré-aquece o forno a 200º C.
2. Lava bem as batatas e faz pequenos cortes ao longo de cada baata com cerca de 3 a 4 mm de intervalo (como na imagem), sem chegar até baixo.
3. Dispõe as batatas num tabuleiro e insere, intercaladamente, algumas folhas de alecrim por entre as rodelas. Tempera com sal e pimenta e coloca pequenos cubos de manteiga no topo de cada batata. Rega com um fio de azeite.
4. Assa por cerca de 40 a 50 minutos até que estejam douradas, crocantes por fora e macias no interior. A meio da cozedura podes usar uma colher para regar as batatas com os sucos do tabuleiro.
5. Retira do forno. Verte um fio de mel e desfaz um pouco de queijo gorgonzola sobre o topo. Serve bem quente.