Câmara de Lisboa quer atrair (ainda) mais turistas chineses às lojas da cidade

Autarquia renovou um site com informação sobre os melhores locais para visitar e fazer compras na capital, para captar o mercado chinês e também o brasileiro.

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O consumo dos turistas chineses em Lisboa aumentou 70% nos últimos 12 meses. Bruno Lisita

No ano passado, Lisboa recebeu 58.528 turistas chineses, mais 62% do que em 2013. Este ano, até Junho, houve um aumento de 30% no número destes visitantes em relação a 2014, segundo o Observatório do Turismo de Lisboa. A pensar nesta tendência, a câmara resolveu reforçar a aposta na promoção da capital como destino de compras para os turistas chineses, que chegam à cidade com vontade de gastar cada vez mais dinheiro. 

A autarquia anunciou nesta terça-feira que renovou o site Lisbon Shopping Destination, no qual os turistas encontram agora informação em várias línguas - português (de Portugal e do Brasil), inglês e mandarim -, "passando a ser o primeiro site completo de apoio ao turismo em Lisboa totalmente adaptado aos utilizadores chineses". O objectivo é aproveitar o aumento dos gastos destes visitantes: a autarquia cita os dados mais recentes da Global Blue, empresa que opera no reembolso do IVA aos turistas de países fora da União Europeia, segundo os quais o consumo dos turistas chineses em Lisboa aumentou 70% nos últimos 12 meses.

Em breve, segundo a nota da câmara, vai ser lançada uma aplicação para smartphones e o site terá também uma adaptação integral ao francês, uma vez que os turistas franceses também não páram de chegar a Lisboa: aumentaram 27% em 2014 e ainda mais 18% até Julho de 2015. "Com um total de 162 mil visitantes neste período, estes turistas ultrapassaram os visitantes espanhóis, passando a ocupar o primeiro lugar em Lisboa."

A plataforma renovada resulta da fusão da versão antiga do site com o projecto Guia das Melhores Compras em Lisboa, lançado em 2013 para dar apoio aos turistas brasileiros. Isso explica que no Lisbon Shopping Destination exista uma versão na qual o desporto é substituído pelo esporte, os miradouros pelos mirantes, e as gelatarias pelas sorveterias.

"A Câmara de Lisboa reforça assim a sua aposta no shopping tourism que tem registado um crescimento significativo nos últimos quatro anos, com especial destaque por parte dos turistas brasileiros e chineses, para os quais as compras têm um papel importante na experiencia de viagem", lê-se na nota.

Segundo a autarquia, o site visa atrair os turistas "através do que Lisboa mantém de único ao nível do comércio de rua, mostrando-lhes também toda a outra restante oferta da cidade". Além de informação sobre alguns bairros da cidade - como a Baixa-Chiado, Alfama, Parque das Nações ou mesmo Sete Rios e Benfica - os utilizadores encontram sugestões sobre locais onde fazer compras, onde comer, onde dormir, o que fazer durante a estadia em Lisboa e nos arredores.

O projecto inclui um anuário de compras impresso e gratuito, que este ano foi distribuído sobretudo no Brasil, através de parceiros media locais, da TAP, dos postos consulares e da Embaixada de Portugal, do Turismo de Portugal e em eventos e feiras turísticas. No próximo ano, o guia terá uma distribuição reforçada em Portugal através dos vários parceiros oficiais, de lojas, restaurantes e hotéis, diz a câmara.

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