Keith Richards vai publicar livro para crianças
Depois de Life, um livro autobiográfico, o guitarrista dos Rolling Stones voltou a dedicar-se à escrita. Desta vez o que aí vem é um livro infantil, que vai ser publicado ainda este ano.
Esta obra de literatura infantil vai ser publicada a 9 de Setembro, nos Estados Unidos e em Inglaterra, numa edição de capa dura acompanhada de um CD (com extras) e também estará disponível numa versão ebook.
O livro conta a história de Theodore Augustus Dupree (Gus), o avô de Keith Richards que tocava numa banda jazz e foi o responsável pela aproximação do guitarrista dos Rolling Stones à música quando este ainda era jovem. Os jovens leitores vão ficar assim a saber o que aconteceu quando Keith Richards pegou numa guitarra pela primeira vez.
Para a filha do músico dos Rolling Stones, Theodora Dupree Richards, poder conhecer a história do seu pai com o avô dele “é uma dádiva”. Quando soube que a queriam a integrar neste projecto disse, "por instinto", imediatamente que sim e ficou "muito feliz" por participar. A notícia foi divulgada esta quarta-feira no site da editora Orion Publishing Group.
Gus & Me é inspirado em memórias já partilhadas no livro Life, a autobiografia de Richards escrita em conjunto com o jornalista James Fox, que foi bestseller do New York Times, em 2011 e editado em Portugal pela Cavalo de Ferro em Outubro do mesmo ano.
Gus & Me: The Story of My Granddad and My First Guitar é “um livro autobiográfico ilustrado que privilegia o vínculo especial que existe entre um avô e um neto e celebra os talentos artísticos da família Richards ao longo de várias gerações”, explica no comunicado da editora Megan Tingley, vice-presidente executiva e editora da Little Brown Books for Young Readers, que vai publicar o livro. Para o guitarrista norte-americano de 70 anos, que foi avô pela quinta vez, “o vínculo especial que existe entre netos e avós é único e deve ser preservado. Esta é a história de um desses momentos mágicos”.
Esta não é a primeira vez que um músico de uma banda conhecida mergulha na literatura infantil. O jornal The Guardian recorda também outros nomes o fizeram recentemente, como Bob Dylan, Madonna, Paul McCartney, ou Ringo Starr.