National Gallery, em Londres, compra pela primeira vez uma pintura de um artista americano
A pintura Men of the Docks de 1912 é do pintor George Bellows e pode ser vista a partir de dia 7 de Fevereiro.
Este trabalho marca uma ruptura nas políticas de aquisição da National Gallery, que adquiria principalmente obras provenientes da Europa Ocidental.
Men of the Docks é um óleo sobre tela de 45x63 cm e retrata um dia de Inverno tendo como protagonistas trabalhadores nas docas e, ao longe, vê-se Manhattan.
Segundo o site da National Gallery esta pintura custou mais de 30 milhões de euros e “é a primeira pintura do aclamado artista americano a entrar numa colecção pública do Reino Unido”.
Men of the Docks foi comprada ao Randolph College, em Lynchburg, na Virginia e faz parte de uma nova parceria académica transatlântica, a primeira deste tipo entre uma universidade americana e uma galeria britânica.
O director da National Gallery, Nicholas Penny, compara a forma como Bellows pinta à técnica do francês Édouard Manet e refere que os visitantes da National Gallery irão passar a olhar para a sua obra de um modo diferente, a vê-lo "mais moderno e original do que nunca”. George Bellows nunca esteve na Europa mas foi muito influenciado por artistas que surgiram no início do séc. XX no continente europeu.
A National Gallery começou a colaborar com a Terra Foundation for American Art – uma associação que pretende explorar e compreender as artes visuais dos Estados Unidos – em 2009, e foi aí que o museu começou a interessar-se pela pintura americana. Esta parceria pretende levar a Londres obras-primas dos Estados Unidos e em 2011, George Bellows foi protagonista de uma das exposições temporárias da National Gallery que teve 98 mil visitantes.
De acordo com a Reuters o museu recebe cerca de um milhão de visitantes por ano e o acesso à colecção permanente é gratuito, sendo apenas necessários bilhetes para as exposições temporárias. A National Gallery foi fundada em 1824 e sustenta-se através de subsídfios do Governo.